quinta-feira, 19 de março de 2015

É tempo de derramamento!

Tiago 5: 7  É tempo de derramamento.

“Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.”

O apóstolo Tiago traz a memória a mais bela promessa divina quando fala sobre a vinda do Senhor. Esta promessa que é na verdade o pilar do cristianismo, que tem sido esquecida em muitos sermões e nas nossas reuniões, nos templos e denominações que falam de Cristo, mas que nunca poderá ser esquecida em nossos corações. Nosso anseio e nossa esperança é que um dia o Senhor virá nos buscar para morarmos pra sempre com Ele! Por isso nós devemos aguardar com paciência a grande esperança do cristão: A vinda de Cristo, o arrebatamento da igreja.

Tiago faz uma comparação entre a paciência de esperar a vinda do Senhor com a paciência do lavrador em esperar as chuvas. Ele, o lavrador, tinha por certo as chuvas para obtenção de uma boa colheita que lhe traria bonança e prosperidade, e tão certo é a vinda de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Aleluia!

“Devemos viver o dia de hoje como se Cristo voltasse agora!”
Gostariamos de falar um pouco sobre o que essas chuvas representam para nós como individuos cristãos e refletirmos como estamos diante do Senhor e o aguardo de sua vinda.

As chuvas tinham um significado muito importante para o povo da Palestina, pois viviam em uma região castigada por falta de água. Hoje, 95% da água potável de Israel é dessalinizada.

Aguardar com paciência as chuvas era o que restava para o lavrador, pois ele bem sabia que as primeiras chuvas iriam dá vida, germinar todas as sementes que ele havia plantado com todo o seu esforço e com certeza ele tinha plantado todas as sementes que tinha em seu celeiro, e depois do período de crescimento, as ultimas chuvas lhe dariam a certeza de boas colheitas, de grande fartura e prosperidade.

 Duas chuvas: Temporãs e Serôdias.
chuvas








Chuva Temporã

As chuvas Temporãs, as que vêm primeiro. Caiam no tempo da semeadura, quando o lavrador acabara de plantar suas sementes. Era tão importante porque sem elas não haveria germinação, ou seja, suas sementes não cresceriam, não dariam vida a uma colheita. Eram as chuvas que molhavam a terra e preparava para o plantio, eram as que davam vida. Elas eram, Temporãs um sinal de que o que se havia plantado estava sendo germinado! 


Chuva Serôdia
As chuvas Serôdias, as que vêm no fim. Caiam já perto da colheita, bem antes. Eram necessárias para amadurecer o grão para a colheita. As chuvas Serôdias não faziam o grão crescer, pois ele já havia crescido  durante o período entre aquelas chuvas e estas.
Ver as chuvas Serôdias caírem era sinal de muitas bênçãos, já que elas em si eram um sinal de muita fartura para todo o povo.

Batismo com Espírito Santo
Quando Deus fala dessas chuvas Ele está falando do derramamento, da ação, da obra do Espírito Santo!


Teologicamente as primeiras vieram no Pentecoste, as ultimas já estão vindo, porque já vivemos hoje indícios delas. A igreja se prepara para o arrebatamento e diz: Ora vem Senhor Jesus! Maranata! 

Pessoalmente como evidenciamos? Vejamos:


Converter a Jesus o Salvador
As chuvas Temporãs na vida cristã vêm quando ouvimos a Palavra de Deus e nos convertemos, são elas que nos fazem se arrepender dos nossos pecados e que nos fazem chegar até Jesus e aceita-lo como Salvador. Essas chuvas são importantissima no começo da vida cristã porque são elas que geram vida em nós, são elas que preparam o terreno do nosso coração para receber JESUS como salvador.
Todo cristão passou por estas chuvas!
Durante nossa vida cristã vamos crescendo a cada dia, e isto vai nos levando até as chuvas Serôdias, quando então iremos ser capacitados por Deus espiritualmente para sermos cheios de seu poder e trabalharmos para seu Reino, ganhando outras vidas para Ele.

Na Temporã você recebe o Espírito Santo, na Serôdia você é cheio Dele!
Para sermos cheio Dele, necessitamos já sermos crescidos.





O que impede muitos cristãos hoje de serem cheios do 
Espírito Santo?

1- É porque nunca foram molhados pela Temporã. Nunca se arrependeram, nunca deixaram o pecado, nunca tiveram nova vida. O cristão precisa evidenciar em sua vida, no dia-a-dia, a certeza de que foi molhado, sim, por esta chuva, caso contrário nunca houve regenaração em sua vida. 
É inadmissivel acreditar que uma pessoa seja cheia do Espírito Santo e não foi molhada pela Temporã, como também, ter sida molhada pela chuva e não ser cheia do Espírito.
A Temporã traz vida nova!
É tempo de derramamento do Espírito Santo para trazer vida nova.

2- É porque nunca experimentaram crescer na vida cristã. Isso fala de maturidade cristã. (Mateus 13:23).
O crescimento cristão é algo visivel numa pessoa que cheia Dele! E quem é cheio Dele é na verdade maduro espiritualmente.

3- É porque nunca foram molhados pela Serôdia. Nunca foram amadurecidos! Nunca foram experimentados no poder do Espírito Santo, nunca passaram pelo fogo do Espírito! Quem se molha com essa chuva desfruta na verdade de amadurecimento, está pronto para a grande esperança do cristianismo; o arrebatamento.
Não são palavras, sermões, louvores que dizem isso, mas sim conduta, comportamento, atitudes, relacionamentos que traduzem essa verdade indiscutivel.
É tempo de derramamento do Espírito Santo para trazer poder sobre nós!

Que Deus derrame sobre seu povo, sobre sua igreja, sobre nós o Espírito Santo como chuva Temporã e chuva Serôdia!
Que Ele promova arrependimento, perdão, crescimento e amadurecimento entre todos!
Jesus Voltará


Dc. Rogério Faustino