sábado, 14 de março de 2015

Lança a capa fora de si.

Marcos 10:46-52  - Lança a capa fora de si.


Sem argumentar as discussões que envolvem a paternidade de Bartimeu (Timeu seu pai, a bíblia não diz mais nada sobre ele, mas que provavelmente fora morador desta cidade com sua família), vejamos o que a bíblia diz:

Cidade de Jericó

O milagre se dá na saída da cidade de Jericó, Bartimeu o cego está mais um dia mendigando junto ao caminho quando Jesus aparece com seus discípulos e uma grande multidão.

Cego Bartimeu indo até Jesus.


Ele não o ver, mas pode escutar o barulho das pessoas que o seguiam, por isso ele ouve falar que era Jesus que ia passando.
Alguns mandam que ele se cale, mas ele insiste até que Jesus manda o chamar.

"Nunca se cale quando pessoas querem tirar seu intento de ir até Jesus. Continue insistindo que Ele com certeza te ouvirá e irá mandar te chamar".

Antes de ir ele faz um gesto significante para principiar todo o restante da história que está por vir e que com certeza fora o maior de todos os seus gestos como homem.

E é sobre esse gesto que gostaríamos de falar: 
E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.

Mas o que significa “lançando de si a sua capa”?

A capa servia para Bartimeu como cobertor, como abrigo, e talvez fosse o objeto mais importante para ele nas situações do dia a dia, porém era capa e como tal revelava sua dependencia a essa.

Era uma capa de cego!
Era uma capa suja!
Era uma capa que não oferecia esperança!
Era uma capa que não dava um futuro!
Era uma capa sem dignidade!

Era e continuaria sendo uma capa pelo resto da vida de Bartimeu sem lhe conceder nenhuma mudança. 
Foi então que o encontro com Jesus naquele dia mudou toda a sua história, porém ele teve que se desfazer daquela capa, caso contrário não teria adentrado a presença do Mestre.
Este gesto demonstrava que Bartimeu estava deixando de lado tudo aquilo que humanamente não lhe tinha dado solução, mas que camuflava seu sofrimento, sua dor, sua solidão, sua infelicidade e que ao deixar para trás dizia: " Hoje eu quero vida nova, quero visão!".

Precisamos lançar fora a capa para alcançar alguns principios:

1º - Para podermos chegar até Jesus. (50)
Não chegamos a Ele com capa. Temos que lançar fora.Nunca poderemos chegar a presença Dele vestidos com a capa seja ela qual for.
Para estarmos na sua presença é preciso despir-se de toda e qualquer capa que seja desagradavel a sua santidade. Ele é santo, e como santo deve receber de todos nós a verdadeira reverencia e a mais perfeita adoração.

2º - Para ouvirmos o que Jesus quer dizer. (51)
Ele nunca dirigirá esse tipo de pergunta quando usamos capa. A capa impede Dele dirigir uma pergunta que a resposta seja algo que eu almejo e mereço.
Qual seja a capa essa irá impedir uma pergunta tão singela e tão cheia de esperança como a que Jesus proferiu a Bartimeu. Quem não desejaria esse tipo de pergunto? "Que queres, que te faça?"

3º - Para falarmos para Jesus o que queremos. (51)
Não dá para pedir algo a Jesus com capa. A capa impossibilita-nos de pedirmos o que queremos. A capa, qual seja ela, impede de termos a liberdade de pedir o que queremos a Ele.
Que possamos jogar a capa fora e desfrutarmos de tão grande privilegio.

4º - Para recebermos Dele a vitória pela fé. (52)
Nunca se recebe algo Dele com capa. Lança fora a capa. A capa nunca nos dará a perspectiva de vitória, pelo contrário, impedirá sempre de alcançarmos nossas bençãos Nele.

Que capa nós temos que lançar fora?

Falemos apenas de três capas de tantas que temos.



Cegueira Espiritual
Primeira capa: A capa da cegueira espiritual. Era cego. Se de nascença, ou provocada, não importa como, ele era cego e como cego não via absolutamente nada.
Esta capa é a que impede de vermos as coisas de Deus, a sua vontade, a importância da sua obra, da igreja, dos irmãos e tudo aquilo que envolve a nossa crença e fé.
É a capa que impede de sermos cristãos verdadeiros. É a capa que não deixa nós enxergarmos as coisas da vontade de Divina. Esta capa destroi relacionamentos, ministérios, comunhão, crescimento porque não deixa nós enxergarmos como igreja tudo aquilo que Deus sonha para sua igreja.

Falsa Identidade
Segunda capa: A capa da falsa identidade. Bartimeu quer dizer: filho de Timeu, ou seja, ele não tinha uma identidade própria, mas era conhecido como filho de Timeu seu pai.
Esta capa é a que muitos se vestem fora da igreja, não são conhecidos como eles são realmente, mas como outro individuo.
É uma pessoa, mas conhecido como outra. Uma identidade falsa. Esta capa camufla personalidade, comportamento, palavras, ações, testemunho. É a capa da duplicidade da pessoa. Ela fere principios e regras.


Falta de Sonhos

Terceira capa: A capa da falta de sonhos. Ele estava mendigando. Esta capa é a que impede de vermos o que Deus tem preparado para nós como filhos Dele. Ela não deixa prosperamos como espirituais, ficamos sempre mendigando, mas isso se acaba quando lançamos a capa fora. Esta capa não deixa a igreja sonhar os sonhos de Deus, a direção de Deus. Lancemos a capa fora.





Hoje é o tempo, hoje é a hora, hoje é o momento de lançar a capa fora de si.


Dc. Rogério Faustino